SARAMAGO CONDECORADO NO DIA MUNDIAL DO TURISMO
José Saramago é condecorado hoje, a título póstumo, pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, com a Medalha de Ouro de Mérito Turístico 2010.
Segundo um documento do Turismo de Portugal, divulgado pela Lusa, esta distinção deve-se ao facto do Prémio Nobel de Literatura 1998 ser considerado “uma das maiores referências da literatura mundial”.
“Saramago foi também autor de alguns dos mais belos textos sobre a riqueza patrimonial e paisagística de Portugal, contribuindo, deste modo, para a promoção turística de diversas regiões nacionais”, refere o texto, que dá como exemplo a Lisboa retratada em O Ano da Morte de Ricardo Reis e Mafra em Memorial do Convento.
Para além do escritor português, este galardão será também atribuído à pintora Paula Rego, à Região Autónoma da Madeira, ao Alentejo e ao Geoparque Naturtejo.
Com o grau prata serão distinguidos a New 7 Wonders Portugal, a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), o Casino da Figueira da Foz, os empresários Alberto Marques, Albino Ferreira Cecílio, Luís Bensaúde, Serge Viallele, a Rota do Romântico, a companhia aérea Ryanair e a apresentadora da Rede Globo Ana Maria Braga.