LOULÉ HOMENAGEIA LÍDIA JORGE PELO TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DE O DIA DOS PRÓDÍGIOS

A comemoração dos 30 anos da publicação de O Dia dos Prodígios, o primeiro romance de Lídia Jorge, serve de mote a um conjunto de iniciativas com as quais a Câmara de Loulé pretende homenagear a autora, natural daquele concelho.
O programa arrancou no dia 29 de Novembro com a conferência “O Dia dos Prodígios como Espelho de um País e de uma Identidade”, apresentada por Eduardo Lourenço e que contou com a presença da escritora.
No sábado, dia 11 de Dezembro, pelas 15h00, no Convento de Santo António, é inaugurada a exposição “O Dia dos Prodígios. Lídia Jorge. 30 Anos de Escrita Publicada”, que incluirá uma breve apresentação por José Carlos Vasconcelos e estará patente até 31 de Março.
Na quarta-feira, na Universidade do Algarve, será atribuído o doutoramento honoris causa a Lídia Jorge, como reconhecimento pelo seu contributo para a literatura portuguesa.
«Existe uma Escrita do Sul?» é o tema de um encontro com escritores do Algarve agendado para 11 de Janeiro de 2011, pelas 18h00, no Convento de Santo António, em Loulé. Nesta iniciativa, para além de Lídia Jorge, participam Nuno Júdice, Gastão Cruz e Fernando Cabrita. A moderação está a cargo de Carina Infante do Carmo.
O renovado Cineteatro Louletano, que será inaugurado no início do ano, recebe a exibição do filme A Costa dos Murmúrios, de Margarida Cardoso, realizado a partir do romance homónimo de Lídia Jorge. Esta sessão decorre a 20 de Fevereiro, pelas 16h00.
No mesmo espaço, a Orquestra do Algarve sobe ao palco a 26 de Fevereiro, pelas 21h30, para apresentar o concerto «30 Anos de Escrita Publicada. Lídia Jorge».
João Minhoto Marques, António Carlos Cortez e Paulo Serra são os participantes na conferência «A Escrita de Lídia Jorge aos Olhos da Crítica Literária», agendada para 11 de Março, pelas 18h00, no Convento de Santo António. A moderação está a cargo de Petar Petrov.
Para 18 de Março, às 19h00, no Convento de Santo António, está agendado um encontro de tradutores literários, subordinado ao tema «Será que o Nosso Imaginário Interessa aos Europeus?». O evento conta com a participação de Karin von Schweder e Pierre Léglise-Costa e moderação de Pedro Ferré.
No encerramento das comemorações do trigésimo aniversário da publicação de O Dia dos Prodígios, a 27 de Março (Dia Mundial do Teatro), pelas 21h30, o Teatro da Trindade sobe ao palco do Cineteatro Louletano para apresentar a peça O Dia dos Prodígios, encenada por Cucha Carvalheiro, com direcção musical de Carlos Mendes, e que conta no elenco com Carlos Paulo, Cristina Cavalinhos, Elisa Lisboa, Diogo Morgado, Filomena Cautela, Hugo Franco, Lucinda Loureiro, Luís Lucas, Maria Ana Filipe, Maria Emília Correia, Maria Teresa Faria e Rogério Vieira.
Este programa de actividades promovido pela Câmara de Loulé conta com o apoio da Universidade do Algarve, INUAF – Instituto Superior Dom Afonso III e Editora Dom Quixote.