ORQUESTRA DO ALGARVE HOMENAGEIA LÍDIA JORGE AMANHÃ EM CONCERTO

A Orquestra do Algarve sobe ao palco do renovado Cineteatro Louletano, amanhã, pelas 21.30 horas, para um concerto dirigido pelo maestro Luís Carvalho, inserido nas comemorações do 30.º aniversário da publicação da primeira obra de Lídia Jorge, O Dia dos Prodígios.
Na primeira parte do espectáculo, e em estreia absoluta, vai ser apresentado o conto musical inspirado numa das obras infantis da escritora algarvia, Romance do Grande Gatão, adaptado musicalmente por Sérgio Azevedo.
Trata-se de “uma história de amor, a história de como o amor por um animal consegue fazer transcender as diferenças raciais entre duas famílias que descobrem, por baixo da cor da pele, dos costumes e da geografia, a universalidade da igualdade humana”, refere uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Loulé.
Na segunda parte do espectáculo será apresentado o Concerto para Violino e Orquestra em Mi Menor Op. 64, do compositor alemão Felix Mendelssohn, e a Sinfonietta (Homenagem a Haydn), Op. 220, do português Fernando Lopes-Graça.
A Orquestra do Algarve contará com a participação especial do solista (violino) André Pereira, vencedor em 2010 do Prémio Jovens Músicos na Categoria de Violino – Nível Médio.