MIGUEL SOUSA TAVARES NO FLIPIPA
O escritor Miguel Sousa Tavares vai estar, de 17 a 19 de novembro, no III Festival Literário da Pipa (FliPipa), no Brasil. A participação do escritor português, único representante do nosso país entre os autores convidados, centrar-se-á numa sessão dedicada ao tema “Romance e historicismo em Equador”, a realizar amanhã, na qual Miguel Sousa Tavares conversará com o jornalista e cronista brasileiro Woden Madruga, bem como numa sessão de apresentação da sua obra, marcada para o mesmo dia, às 21h00.
De entre os convidados para a edição deste ano do FliPipa destacam-se, entre muitos outros, nomes como o músico Arnaldo Antunes (mais conhecido, em Portugal, pelo seu papel em grupos como Titãs e Tribalistas), Fernando Morais, um dos mais importantes biógrafos brasileiros, Eucanaã Ferraz, poeta e professor de Literatura, ou Rubens Figueiredo, romancista vencedor do Prémio São Paulo de Literatura 2011 e do Prémio Portugal Telecom de Literatura deste ano.
Para além das várias mesas temáticas, o programa do FliPipa inclui diversas atividades como uma caminhada literária, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, oficinas literárias, sessões de “contação de histórias”, cinema, exposições e concertos.
O FliPipa Festival Literário da Pipa é um evento de caráter multicultural, de acesso totalmente gratuito, que tem o objetivo de promover a literatura, despertar o interesse pela leitura fora dos meios convencionais e valorizar a história e as raízes culturais, sendo uma das primeiras experiências do Rio Grande do Norte a levar a literatura e os seus autores — até então distantes do alcance popular — para debater frente a frente com comunidade e público apreciador da boa literatura. O município de Tibau do Sul foi escolhido para sediar o festival por ser um dos mais importantes destinos turísticos da região Nordeste — no qual estão localizadas as praias de Pipa e Tibau do Sul.
Passaram pelo Flipipa, nas duas edições anteriores, autores como Mia Couto, Daniel Galera, Heloísa Buarque de Hollanda, Laurentino Gomes, João Ubaldo Ribeiro, entre muitos outros.