Mario Vargas Llosa recebe o Prémio FAES da Liberdade 2012

O escritor peruano Mario Vargas Llosa foi agraciado recentemente com o Prémio FAES da Liberdade 2012, numa cerimónia realizada em Madrid e que contou com a presença do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e do presidente da Fundación para el Análisis y los Estudios Sociales (FAES) e ex-primeiro-ministro de Espanha, José María Aznar.
O galardão visa distinguir uma personalidade pelo seu contributo para a promoção e defesa da democracia e da liberdade no mundo.
Na sua intervenção, o Prémio Nobel de Literatura 2010 criticou duramente o nacionalismo, que considerou ser “o grande inimigo da liberdade no nosso tempo”, realçando que atrai os nostálgicos do fascismo e do comunismo e que se trata da “cultura dos incultos”.
O escritor advertiu que, desaparecidos o fascismo e o comunismo, o nacionalismo é agora o grande adversário da liberdade e que se trata de “uma velha ideologia que renasce periodicamente, aproveitando sobretudo os momentos de crise”.
Vargas Llosa é o quarto distinguido com o Prémio FAES da Liberdade, instituído em 2009 para celebrar os vinte anos da fundação. O rei João Carlos de Espanha, a ex-primeira ministra britânica, Margaret Tatcher, e o presidente de Israel, Shimon Peres, foram os anteriores galardoados.