Colóquio internacional sobre Alves Redol em Lisboa e Vila Franca de Xira
O colóquio internacional intitulado “Alves Redol e as Ciências Sociais – A literatura e o real, os processos e os agentes” decorre a partir de hoje e até sexta-feira na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e no sábado no Museu do Neorrealismo, em Vila Franca de Xira.
No sábado, o colóquio arranca em Vila Franca de Xira às 10h30 sob o mote “O Romance do Tejo”. Domingos Morais falará da “Música da borda d'água nos textos e imagens de Alves Redol”. Segue-se Filomena Sousa com “Ribatejo. As falas da terra e as falas do rio”. João Serrano abordará os factores identitários da cultural avieira. A conferência de encerramento está marcada para as 12h00 com Fernando Oliveira Baptista: “Alves Redol, os camponeses e o mundo novo”. Às 15h00 decorre um passeio pelo Ribatejo de Redol em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
O objetivo deste colóquio é convocar investigadores de ciências sociais e humanas para olhar para Alves Redol – o homem, a obra e a sua produção –, bem como para as conjunturas nacionais e internacionais que se refletem nos contextos tratados nos seus livros.
Pode consultar o programa completo aqui.