João Paulo Borges Coelho recebe Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Aveiro
O escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho vai ser agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de Aveiro, numa cerimónia que se realiza no dia 17 de dezembro e que também distingue o professor belga Michel Waroquier.
João Paulo Borges Coelho e Michel Waroquier juntam-se à atual lista de vinte e sete doutores "honoris causa" da Universidade de Aveiro, onde estudam cerca de 15 mil alunos.
Estas distinções têm sido entregues desde 1988 a personalidades como Nuno Portas, Sofia de Mello Breyner Andresen, António Damásio, Jorge Sampaio, Fernando Lopes Graça, Veiga Simão e Harold Croto, Prémio Nobel de Química. No ano passado, os contemplados foram os arquitetos Alcino Soutinho, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura.
João Paulo Borges Coelho nasceu no Porto em 1955 mas cedo foi viver para Moçambique, adquirindo a nacionalidade desse país. Doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Bradford, no Reino Unido, é historiador e professor, já com vários trabalhos de investigação publicados sobre a guerra colonial. É também escritor, com uma longa obra publicada pela Caminho, e venceu em 2009 o Prémio LeYa com O Olho de Hertzog.