Colômbia cria Prémio Internacional de Jornalismo em homenagem a Gabriel García Márquez

A Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano e a Câmara Municipal de Medellín, na Colômbia, anunciaram a criação do Prémio Internacional de Jornalismo Gabriel García Márquez, em homenagem ao Prémio Nobel de Literatura 1982.
Segundo os organizadores, este galardão visa exaltar, entre outras coisas, a célebre frase do escritor conhecido por Gabo, que considerou o jornalismo “a melhor profissão do mundo”.
A cidade de Medellín será palco da primeira edição do prémio, que distinguirá os melhores trabalhos jornalísticos publicados em castelhano e português em países da América e na Península Ibéria.
O prémio será composto por cinco categorias: crónica e reportagem, fotojornalismo, cobertura noticiosa, inovação e um prémio especial para a excelência. As inscrições abrem a 26 de julho e os prémios serão entregues a 22 de novembro. Os vencedores de cada categoria terão de se deslocar a Medellín para receberem um diploma e um cheque de 15 000 dólares (11 666 euros) e para participarem nos três dias de conferência agendados. Os dois finalistas de cada categoria receberão também um prémio de 2500 dólares (1944 euros).