Conferência Memória de Saramago na Fundação José Saramago

Realiza-se hoje, às 16h00, na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago, a conferência "Memória de Saramago", por Mioara Caragea, sendo inaugurada também uma exposição das capas dos livros do Nobel, editados na Roménia, numa iniciativa que conta com o apoio do Instituto Cultural Romeno.
O curador da mostra das capas, que estará patente até ao final do mês de setembro, é Bogdan-Alexandru Stanescu, da editora romena Polirom. Esta mostra propõe-se mostrar ao “público lusitano a declinação das formas de book-design, pelas quais passaram os livros de Saramago traduzidos para romeno na respetiva editora”.
Mioara Caragea, de 59 anos, é doutorada em Filologia e é conferencista na Universidade de Bucareste. Além de José Saramago já traduziu Agustina Bessa-Luís e Eça de Queirós.
Do Nobel português traduziu, entre outros, os títulos Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa, O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Todos os Nomes, Ensaio sobre a Cegueira, A Caverna e A Viagem do Elefante.
Em 1988, foi distinguida com o Prémio da Sociedade de Língua Portuguesa de Lisboa e o do Salão Literário de Cluj. Em 2002, recebeu o Prémio da Associação dos Editores Romenos.
Está ainda patente até 27 de setembro, na Galeria Millennium, em Lisboa, a exposição de pintura “Estudos sobre a Cegueira”, de Laurentiu Midvichi.