ALMEIDA FARIA E PEDRO COSTA DISTINGUIDOS COM O PRÉMIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA
O cineasta Pedro Costa e o escritor Almeida Faria são os distinguidos, ex aequo, com o Prémio Universidade de Coimbra 2010, um galardão dotado com 25 mil euros.
Já em sétima edição, o Prémio Universidade de Coimbra tem-se caracterizado por distinguir personalidades de áreas muito heterogéneas, como as artes cénicas e musicais, o empresariado, as neurociências e a matemática.
O neurocientista Fernando Lopes da Silva (2004), o historiador António Hespanha, o actor e encenador Luís Miguel Cintra (ex aequo em 2005), a especialista em estudos clássicos Maria Helena da Rocha Pereira (2006), o matemático luso-brasileiro Marcelo Viana (2007), o investigador e empresário José Epifânio da Franca (2008) e o artista plástico Julião Sarmento (2009) foram os contemplados em edições anteriores.
O júri deste prémio, patrocinado pelo Banco Santander Totta, é composto por dez personalidades da cultura e ciência de Portugal, entre eles o presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d'Oliveira Martins, a historiadora Fernanda Rollo, o director do Festival de Cinema Indie-Lisboa, Miguel Valverde, e o arqueólogo Jorge Alarcão.
A distinção será entregue no dia 1 de Março, durante a sessão solene comemorativa do 720.º aniversário da Universidade de Coimbra. Este evento integra-se na XII Semana Cultural da Universidade, que este ano é dedicada ao tema “Causa Pública – O Público e o Mediático”.