LÍDIA JORGE E ONDJAKI PARTICIPAM EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O FUTURO DA LÍNGUA PORTUGUESA
A escritora portuguesa Lídia Jorge e o escritor angolano Ondjaki são alguns dos convidados da Conferência Internacional Sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que se realiza, este fim-de-semana, no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, no Brasil.
Organizado pelo CCBB e pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o evento pretende debater a promoção e divulgação da língua falada por 230 milhões de pessoas, e realiza-se à margem da Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que entre o dia de hoje e 31 de Março.
Para além dos debates e reuniões oficiais, haverá também uma série de eventos literários com alguns dos mais importantes nomes da literatura em língua portuguesa vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
“O português é o terceiro idioma ocidental mais falado no mundo e tem ganho maior presença”, destaca o diplomata e escritor Felipe Fortuna, responsável pelo evento. “Estamos querendo visões, interpretações e sugestões de como potencializar o português para ter maior repercussão. Uma das acções diplomáticas e transformar o português em uma língua de trabalho nas Nações Unidas”, acrescenta Fontana.